Problema financeiro no Inventário: criar uma Holding pode ser uma solução legal e proteger os Bens.
- Dr. Roberto V. Fernandes
- 9 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Um Inventário, judicial ou extrajudicial, pode criar um sério embaraço financeiro para os herdeiros. Também outros processos judiciais, que envolvam herdeiros, como um divórcio, pode travar o andamento regular de um Inventário e causar perdas de bens.
Então, uma boa e importante solução para prevenir tais problemas, é a criação de uma holding patrimonial.

A Holding Patrimonial, pode ter várias vantagens legais, incluindo:
Proteção do patrimônio: A holding patrimonial pode ser usada para proteger o patrimônio dos acionistas, separando os ativos pessoais dos ativos da empresa. Isso pode ajudar a prevenir a perda de bens pessoais em caso de dívidas ou ações judiciais contra a empresa.
Redução de impostos: Uma holding patrimonial pode ser usada para reduzir a carga tributária, já que as holding podem ser tributadas em uma taxa menor do que as empresas individuais.
Flexibilidade estrutural: A holding patrimonial permite a criação de uma estrutura organizacional flexível, permitindo aos acionistas controlar várias empresas sob uma única estrutura jurídica.
Gestão centralizada: A holding patrimonial permite uma gestão centralizada de várias empresas, tornando mais fácil tomar decisões estratégicas e alinhar os objetivos de cada empresa sob um único guarda-chuva.
Um exemplo de redução de impostos, ou da carga tributária, é o de uma pessoa física que receba R$ 120.000,00 anuais em aluguéis, será cobrada em 27,5% no Imposto de Renda.
Todavia, se seus imóveis forem transferidos para uma holding patrimonial, poder-se-á optar pelo regime do Lucro Presumido que reduzirá a tributação a 11,33% (3% de Cofins, 0,65% de PIS, 4,80% IRPJ e 2,88% de CSLL).
Dessa forma, muitas pessoas buscam na legislação de holding a alternativa para reduzir a carga tributária. Além disso, em caso da morte do patriarca, o inventário não dilapidará o patrimônio a ser dividido entre os herdeiros, tornando o processo mais rápido e prático.
No entanto, é importante lembrar que a criação de uma holding patrimonial pode ser complexa e pode exigir ajuda de um profissional especializado em direito societário. Além disso, as regras fiscais e regulatórias para as holding podem variar entre países, então é importante verificar as leis locais antes de criar uma holding patrimonial.
Commentaires