top of page

HOLDING: UMA SOLUÇÃO LEGAL PARA A PROTEÇÃO PATRIMONIAL.

  • Foto do escritor: Dr. Roberto V. Fernandes
    Dr. Roberto V. Fernandes
  • 25 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

O que é holding patrimonial: é uma empresa que detém a maioria das ações ordinárias de outras empresas.

Algumas empresas estão presentes em diferentes setores econômicos, inclusive disponibilizando ações na Bolsa de Valores, a nossa B3, como é o caso da ITAÚ SA , a famosa ITAUSA, que administra e detém a maioria das ações do Banco Itaú e de outras Empresas do Grupo, como Alpargatas, Duratex e Copagaz e NTS.



Holding é uma sociedade gestora matriz de participações sociais, que exerce controle ou “segura” outras empresas.

O conceito do nome vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa "a empresa que segura outras".


As Holdings, familiar ou patrimonial, são constituídas na maioria das vezes para gerir o patrimônio e os negócios das pessoas físicas. A busca por esse tipo de modelo deve-se à menor tributação na condição de pessoa jurídica.

Uma pessoa física que receba R$ 120.000,00 anuais em aluguéis de seus imóveis, será tributada em 27,5% pelo Imposto de Renda.


Porém, se seus imóveis forem transferidos para uma holding patrimonial, a pessoa poderá optar pelo regime tributário do Lucro Presumido e a tributação será reduzida a 11,33% (3% de Cofins, 0,65% de PIS, 4,80% IRPJ e 2,88% de CSLL).


Várias pessoas, físicas ou jurídicas, buscam na legislação de holding a alternativa para reduzir a carga tributária.


Outra importante observação é que, em caso de um dos fundadores ou participantes da Holding vier a falecer, o processo de inventário não atingirá o patrimônio a ser dividido entre os herdeiros, tornando o processo mais rápido e prático.

Comentários


bottom of page